Nutrientes Essenciais à Mulher

Nas últimas décadas o interesse das mulheres relacionado aos nutrientes e os compostos bioativos dos alimentos, assim como os suplementos alimentares e seus benefícios para a saúde tem aumentado de forma significativa.

As vitaminas e minerais com ação antioxidante; os colágenos hidrolisados para auxílio na elasticidade e firmeza da pele e principalmente os emagrecedores à base de chás termogênicos e fibras dietéticas têm se destacado no mercado nutracêutico, sendo, portanto, os produtos mais procurados em lojas de produtos naturais.

Os suplementos antioxidantes não só auxiliam no rejuvenescimento das células como também previnem doenças e retardam o envelhecimento precoce. Atuam inibindo os efeitos danosos da produção excessiva de radicais livres que aceleram de forma espantosa, principalmente o envelhecimento da pele.

O colágeno é a proteína fibrilar mais abundante encontrada no tecido conjuntivo do corpo humano. A partir dos 30 anos de idade o organismo começa a perder o colágeno e essa é uma das principais causas do envelhecimento cutâneo. Os músculos, ossos, articulações, ligamentos, pele, cabelos e unhas são os principais prejudicados quando a perda de colágeno não é recuperada através da suplementação.

Sabe-se que 60% das células de defesa encontram-se no intestino, portanto, as fibras dietéticas devem fazer parte constante, não só como uma suplementação, mas na alimentação do dia a dia, pois estas contribuem para a limpeza e bom funcionamento intestinal, melhorando assim sua resposta imunológica, dificultando o aparecimento de infecções e ainda auxiliando na dislipidemia e emagrecimento saudável.

Retinol (vitamina A), ácido ascórbico (vitamina C) e tocoferol (vitamina E) são as principais vitaminas antioxidantes junto aos minerais: manganês, selênio, silício e zinco, beneficiam o organismo na renovação celular, nas defesas imunológicas, na produção de energia física, mental e o zinco principalmente, atua ainda na atividade sexual da mulher, portanto, todos estes nutrientes devem fazer parte constante da alimentação e/ou suplementação diária a fim de promover à mulher uma boa saúde com qualidade e longevidade.

 

Eliene Pires de Oliveira

Nutricionista – CRN 8/ 7683